SVE 20 anos: É a tua vez…

 

Um pouco por toda a Europa celebra-se em 2016 o 20º aniversário do Serviço Voluntário Europeu. Desde 1996 mais de 100 mil jovens europeus, e nestes muitos milhares de portugueses, realizaram o seu projeto SVE um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, a Agência Erasmus+ Juventude em Ação realizará um programa de celebrações ao qual as organizações acreditadas SVE se podem juntar e realizar eventos em parceria.

 

Objetivos:

•       Celebrar os 20 anos do SVE na Europa e em Portugal;

•       Promover o SVE e as oportunidades do Erasmus+ Juventude em Ação pelas organizações e pelos jovens em Portugal;

•       Criar informação e conhecimento acerca do voluntariado e do Serviço Voluntário Europeu;

•       Realizar eventos de partilha de boas práticas;

•       …

 

Mensagem:

Nos últimos 20 anos milhares de jovens realizaram projetos SVE em Portugal e um pouco por todo o mundo.

Foram milhares de vidas que mudaram milhões de outras vidas, e as suas comunidades.

Para muitos, esta foi a sua primeira vez a mudar o mundo com as próprias mãos, com os seus projetos, com o seu serviço voluntário, construindo uma Europa melhor.

20 anos depois, É a tua vez…

 

SVE – Serviço Voluntário Europeu:

O que é?

O SVE é uma oportunidade de voluntariado internacional realizado no âmbito do Erasmus+. Este ano celebra os seus 20 anos de existência e já mais de 100 mil jovens europeus realizaram projetos SVE ao longo destes 20 anos.

O Erasmus+ é o Programa da Comissão Europeia para a Juventude e o Desporto, a Educação e a Formação, para o período de 2014 a 2020.

O SVE integra-se na Ação chave 1 – Mobilidade deste programa.

Esta atividade permite que jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos expressem o seu empenho pessoal através de serviço voluntário não remunerado, a tempo inteiro, por um período máximo de 12 meses, noutro país situado dentro ou fora da União Europeia. Os jovens com menos oportunidades podem receber suporte adicional para permitir a sua participação, sendo-lhes igualmente permitido realizar o SVE por um período mais curto de tempo (de 2 semanas ou superior).

A participação numa atividade do SVE deve ser gratuita para os voluntários, à exceção de um possível contributo para as despesas de viagem (caso a subvenção Erasmus+ não cubra a totalidade das referidas despesas) e para despesas adicionais não associadas à realização da atividade. Os custos básicos da participação dos voluntários na atividade do SVE são cobertos pela subvenção Erasmus+ ou através de outros meios atribuídos pelas organizações participantes.

NOTA: As seguintes atividades não são consideradas parte do Serviço Voluntário Europeu no âmbito do Erasmus+: voluntariado casual, não estruturado ou a tempo parcial; uma experiência laboral numa empresa; um emprego remunerado; uma atividade recreativa ou turística; um curso de línguas; exploração de mão-de-obra barata; um período de estudo ou formação profissional no estrangeiro.

 

 

Como fazer SVE em 3 passos:

PASSO 1:

Para descobrires todas as oportunidades de SVE disponíveis deves aceder ao Portal Europeu da Juventude ( europa.eu/youth/volunteering_pt ) e encontrar a melhor oportunidade para ti.

Passo 2:

Depois de descobrires a tua oportunidade ideal é tempo de fazer 2 coisas:

.1 – enviar os teus dados para a organização que coordena o projeto e fazer os possíveis para seres selecionado(a) para aquele projeto de voluntariado internacional.

Se não fores selecionado(a), não desesperes… Há muitos outros que te poderão agradar. Tenta de novo!

.2 - Encontrar uma organização acreditada portuguesa que te possa ajudar no envio para o projeto em que foste selecionado(a).

Podes descobrir todas as organizações acreditadas em Portugal, e as que estão perto de ti, em www.juventude.pt

Passo 3:

Ir e viver uma experiência absolutamente inesquecível.

 

Existem despesas associadas a este projeto para os participantes?

O Programa Erasmus+ suporta as viagens, o alojamento, a alimentação e todas as despesas com o projeto para os participantes, que recebem ainda um pocket money para as suas despesas pessoais, têm seguro e aulas da língua do país onde realizam o seu projeto.

O voluntário não recebe qualquer salário ou remuneração pelo seu trabalho voluntário.

 

Quem gere estas oportunidades?

Em Portugal é a Agência Erasmus+ Juventude em Ação

geral@juventude.pt

www.juventude.pt

253204260

 

 

 

Destaques

O Erasmus+ JA, em parceria com a Movijovem, promovem o Serviço Voluntário Europeu e o Cartão Jovem Europeu no Meo Marés Vivas, de 14 a 16 de julho.

A atividade de criação de parcerias entre Portugal e Espanha “Building Bridges for Inclusion” reúne, entre 24 e 29 de maio de 2016, cerca de 60 participantes dos dois países.

contactos
 
BRAGA
Rua de Santa Margarida, nº 6
4710-306 Braga - Portugal
Telefone: [+351] 253 204 260 
Fax: [+351] 253 204 269
E-mail: erasmusmais@juventude.pt
 
LISBOA
Rua de Moscavide 47101, Parque Expo
1998-011 Lisboa
Telefone: [+351] 213 010 477
E-mail: erasmusmais@juventude.pt
newsletter
subscreva aqui a nossa newsletter
Desenvolvido por Primariu