16-03-2021
A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação tem nas suas responsabilidades, para além da gestão do Programa Erasmus+ na área da Juventude e do Corpo Europeu de Solidariedade, entre outras, a representação e coordenação da Rede Eurodesk em Portugal.
Nesse sentido, é aberta chamada para multiplicadores da Rede Eurodesk Portugal nos termos que abaixo se descrevem.
Rede Eurodesk:
Eurodesk Brussels Link – EBL - é uma associação internacional sem fins lucrativos criada em 1990. Como organização de suporte ao programa Erasmus+ e ao Corpo Europeu de Solidariedade, Eurodesk é uma das fontes gratuitas de informação mais abrangente e acessível para os jovens sobre oportunidades de mobilidade e de aprendizagem internacionais, entre outras.
Hoje, uma rede de mais de 1600 profissionais dinamiza e divulga um pouco por toda a Europa informações sobre oportunidades de mobilidade para os jovens na Europa.
A rede Eurodesk está presente em 36 países. Nestes países os Centros Eurodesk, com a ajuda dos multiplicadores, levam a cabo a missão da Rede Eurodesk: “Sensibilizar os jovens sobre oportunidades de aprendizagem, mobilidade, financiamento e participação, incentivando-os a tornarem-se cidadãos ativos.”
A rede Eurodesk presta, ainda, serviços de resposta a pedidos de informação do Portal Europeu de Juventude e de gestão do seu conteúdo, informações sobre financiamento, eventos e publicações. O Portal Europeu da Juventude[2] disponibiliza informações e oportunidades a nível europeu e nacional de interesse para jovens que vivam, estudem e trabalhem na Europa.
Eurodesk Portugal, como se organiza?
A rede Eurodesk assume 3 níveis:
1 - Nível Europeu:
A rede de países que integram o Eurodesk. Eurodesk Brussels Link - EBL - é o órgão de coordenação da rede e também a entidade gestora da marca Eurodesk. Garante que as atividades dos centros nacionais Eurodesk estão alinhadas com os objetivos globais da organização e a sua missão. Também fornece um conjunto alargado de formações, atividades, conteúdos e recursos para a ação dos diversos níveis da Rede.
2 - Nível Nacional - Portugal:
Em cada país existe um Coordenador Eurodesk que realiza a ligação entre o nível europeu e os multiplicadores nacionais, sendo responsável pela dinâmica Eurodesk no seu país, pela gestão da rede a nível nacional, pelo cumprimento das responsabilidades acordadas com a EBL, a Comissão Europeia e com a rede de multiplicadores, bem como pela gestão de todas as plataformas, informações e atividades Eurodesk.
Em Portugal, o Centro Nacional Eurodesk é responsabilidade da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, com sede em Braga.
3 - Nível Regional/Local: Rede de Multiplicadores Eurodesk Portugal:
Multiplicadores Eurodesk são organizações que possuam profissionais que trabalham com jovens: por exemplo, animadores de juventude, professores, agentes de informação, e que tenham as condições de realizar serviços de informação aos jovens (online e offline). Estes multiplicadores são um dos pilares mais relevantes na estrutura da Eurodesk Portugal, permitindo com a capilaridade da rede fazer chegar a informação das oportunidades a todos os jovens.
Direitos de um Multiplicador Eurodesk Portugal:
- Assistência e apoio na ação, partilhando informação com outros países e obtendo informação de oportunidades em primeira mão relativas aos temas em trabalho;
- Informações relevantes de programas e iniciativas nacionais e internacionais, com vista à sua disseminação pelos jovens da sua área de atuação;
- Acesso a plataformas de informação e colaboração on-line restritas à rede;
- Acesso a manuais, documentação e formação para a realização da Missão Eurodesk;
- Acesso aos documentos Eurodesk, bem como aos boletins periódicos de informações e oportunidades;
- Apoio a atividades, iniciativas e eventos a realizar no plano de atividades aprovado;
- Ser formalmente reconhecido como Multiplicador oficial da Rede Eurodesk;
- Ter acesso a formações nacionais e internacionais,
Entre outros.
Responsabilidades de um Multiplicador Eurodesk Portugal:
- Responder, de acordo com as normas estabelecidas, a questões formuladas pelos jovens (tanto online como presencialmente);
- Partilhar informação europeia pelos jovens e organizações da sua área de intervenção;
- Cooperar com organizações nacionais e internacionais no âmbito do trabalho a realizar;
- Participar nas reuniões, seminários e formações organizados pelo Centro Nacional Eurodesk;
- Recolher, partilhar e atualizar informação e oportunidades nas plataformas, com informação de eventos locais e regionais de interesse para os jovens;
- Recolher, partilhar e atualizar informação nas plataformas, com informação de eventos e oportunidades europeias de interesse para os jovens;
- Disseminar informação pelos meios de comunicação locais e regionais, bem como pelas organizações locais e regionais com importância para os jovens;
- Desenvolver planos e relatórios de atividade nos termos e no tempo definidos para o efeito;
- Cumprir os planos de atividades acordados pela Rede.
Seleção dos Multiplicadores Eurodesk Portugal:
Requisitos:
- Ser um organismo público ou uma organização sem fins lucrativos (Organização de juventude, associação, fundação, etc);
- Trabalhar na área da juventude ou ter como público alvo os jovens e/ou as organizações que trabalham com jovens;
- Ter experiência em projetos para a juventude, europeus ou de cooperação internacional.
Recursos necessários:
- Humanos: A organização deve possuir, pelo menos, uma pessoa com comprovada experiência na área da juventude. Essa pessoa deve possuir conhecimentos e competências na utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, conhecimentos de inglês (outras línguas assumem critério preferencial), e estar a tempo inteiro na organização. A organização deve comprometer, pelo menos, 4 horas por semana desta pessoa para o trabalho de multiplicador Eurodesk;
- Técnicos e materiais: A organização deve ter porta aberta e acesso a todos os jovens, sem exceção. Deve ter terminal com acesso à internet e espaço para atendimento de jovens e partilha de informações.
Prioridades na seleção
1 – Perfil e experiência da Organização (35%);
2 – Perfil e experiência da pessoa indicada para multiplicador (20%);
3 – Equilíbrio geográfico (25%);
4 – Condições para realização da missão (20%).
Como candidatar a Multiplicador Eurodesk?
A organização deve responder ao formulário on-line até ao dia 02 de abril de 2021 – 18 horas.
A comunicação da decisão será realizada no dia 09 de maio de 2021.
Todas as questões/dúvidas podem ser endereçadas para:
Eurodesk Portugal A/C - Joaquim Freitas: [email protected]
Mais informações sobre a rede Eurodesk aqui
Portal Europeu da Juventude aqui