Um projeto solidário que transforma comunidades

25-09-2019

O nome diz tudo. 
O projeto chama-se "Sala Aberta" e a ideia é mesmo fazer pontes para lá das paredes da sala.
E o Corpo Europeu de Solidariedade fez deste projeto uma realidade ainda maior. 

salaaberta.jpg
Visita do Diretor da Agência Nacional, dr. Luís Alves, à  AssociaçãoCultural e de Apoio Social do Sporting Clube da Cruz


Foi com o financiamento do Corpo Europeu de Solidariedade que a Sala se tornou uma realidade.
Uma "Sala Aberta" a todas as crianças e jovens da zona de Paranhos, provenientes dos bairros sociais do Porto, que vêm até à sala para fazer os trabalhos de casa, mas também para aprender de uma forma lúdica e divertida. 
E muita da diversão está em atividades como yoga, dança, teatro, entre outras que lhes permite adquirir competências de expressão e descobrir e conhecer melhor o seu eu interior. 

Para Luís Alves, "este é um bom exemplo de como uma organização pode inspirar toda uma comunidade, com impactos já bem visíveis, mas também como os projetos solidários e o Corpo Europeu de Solidariedade são um excelente motor de inovação social e de capacitação dos jovens."


A equipa procura com este projeto, financiado ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, potenciar as competências académicas, pessoais e sociais dos jovens, criar um ponto de ligação entre a comunidade e o mundo académico promovendo a educação nos mais jovens e promover o aumento de redes sociais - as que se fazem com contacto pessoal e não com a internet -  de confiança e cooperação.
Os resultados têm sido muito gratificantes. A promoção de envolvimento e cooperação na comunidade é uma aposta ganha e a estratégia de criação de projetos por parte dos jovens que criem impacto na sua comunidade local tem sido um enorme exemplo de envolvimento.


O Corpo Europeu de Solidariedade é uma iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. É gerido em Portugal pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

 


Partilhar:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.