Agência Nacional apresenta nova imagem no Dia Internacional da Juventude

12-08-2022

p6.png

Concebida pelo Studio Eduardo Aires, a nova imagem gráfica da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade foi apresentada esta sexta-feira, 12 de agosto, na data em que se celebra o Dia Internacional da Juventude.

Mais contemporânea e dinâmica, a nova logomarca é constituída pelo conjunto formado pela tipografia e a forma de uma seta, representativa do dinamismo dos processos de intercâmbio que definem a atividade da Agência Nacional. É também um símbolo cujo forma e posicionamento apontam ao futuro.

Esta forma alude ainda a vários dos objetivos europeus e nacionais do programa Erasmus +, designadamente o desenvolvimento, a capacitação para o futuro, o acesso a oportunidades e a inclusão, valores inscritos no quadro da democracia e solidariedade.

Essa capacidade de representação é reforçada e expandida pelo comportamento dinâmico da seta, que prevê̂ metamorfoses tanto em escala como em textura e orientação. Ela pode apontar para várias direções, assumir maior ou menor densidade, ver-se reduzida ou ampliada, construindo-se desse modo uma biblioteca de variações capaz de representar diferentes valências e de criar distinção dentro de um sistema visual coeso e identitário. A plasticidade deste elemento garante a adaptação eficaz a diversos contextos e suportes.

Na configuração das submarcas, as designações Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade são alternadamente relegadas para segundo plano, recorrendo-se a transparência.

“Entendemos que era o chegado o momento de atualizarmos a nossa marca, com um rebranding orientado para futuro, que incorpora uma visão mais atual e representativa da ambição que temos para os próximos anos”, explica Luís Alves, Diretor da Agência Nacional.

Simples, mas marcante, a nova identidade gráfica é assinada pelo premiado designer portuense Eduardo Aires, que encontrou numa seta estilizada a referência central para construir a nova identidade da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. A plasticidade deste elemento garante igualmente uma adaptação eficaz a diversos contextos e suportes ou canais de comunicação, analógicos e digitais.


Partilhar:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.