Lviv conquista título de Capital Europeia da Juventude 2025

24-11-2022

316266175-1225593688025115-9164492566363496311-n.jpg

Lviv será a Capital Europeia da Juventude 2025. O anúncio foi feito ao final do dia de ontem, durante o Fórum Europeu da Juventude, horas depois da maior cidade do Oeste da #Ucrânia cair na escuridão, em consequência de um ataque de mísseis russos, que deixou toda a cidade sem eletricidade e sem abastecimento de água.

O Município de Lviv formalizou a sua candidatura a 21 de fevereiro, três dias antes de o exército russo invadir a Ucrânia. A cidade de 750.000 habitantes tornou-se um centro humanitário para ucranianos que fogem de outras partes do país, fornecendo abrigo a cerca de 250.000 deslocados.
 
Após a invasão, o município revisitou a sua candidatura, desenhando um novo programa para atender às necessidades dos jovens que vivem a guerra, assente em três objetivos principais: Incentivar os jovens a permanecerem na Ucrânia; encorajar aqueles que deixaram o país a regressar; construir ligações entre os jovens da Ucrânia e do resto da Europa.
 
O júri concedeu o título de Capital Europeia da Juventude 2025 a Lviv em reconhecimento à sua visão para os jovens ucranianos e ao programa que aborda as perdas emocionais, morais, físicas e financeiras.
 
Lviv dedica o ano não apenas aos jovens que vivem dentro dos seus limites geográficos, mas também aos residentes que fugiram para outros países, bem como aos muitos jovens ucranianos que foram deslocados das suas cidades natais e agora vivem na cidade por tempo ainda desconhecido.
 
Todos os anos, cidades de toda a Europa são convidadas a candidatarem-se ao título de Capital Europeia da Juventude. Este ano, inscreveram-se 19 municípios, quatro dos quais chegaram à fase final (por ordem alfabética): Fuenlabrada (Espanha); Izmir (Turquia); Lviv (Ucrânia) e Tromsø (Noruega).

Antes do anúncio, representantes dos municípios e de organizações juvenis locais apresentaram as suas candidaturas numa cerimónia de entrega de prémios que decorreu em Tirana (Albânia), Capital Europeia da Juventude 2022.


Partilhar:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.