cpia-de-branco-texto-fundo-sobre-fotografia-de-caf-post-facebook.png

O Dia Mundial do Refugiado e o projeto BpE:

Descobre como podes melhorar práticas, inovar e aprender mais...

 

O que é o Dia Mundial do Refugiado?


O Dia Mundial dos Refugiados é um dia internacional designado pelas Nações Unidas para homenagear os refugiados em todo o mundo. Acontece todos os anos no dia 20 de junho e celebra a força e a coragem das pessoas que foram forçadas a fugir do seu país de origem para escapar aos conflitos ou perseguições. O Dia Mundial do Refugiado é uma ocasião para criar empatia e compreensão pela sua situação e reconhecer a sua resiliência na reconstrução das suas vidas.

 

O Dia Mundial do Refugiado é importante?


O Dia Mundial do Refugiado chama a atenção para os direitos, necessidades e sonhos dos refugiados, ajudando a mobilizar vontades e recursos políticos para que os refugiados possam não apenas sobreviver, mas também prosperar. Embora seja importante proteger e melhorar a vida dos refugiados todos os dias, dias internacionais como o Dia Mundial do Refugiado ajudam a concentrar a atenção global na situação daqueles que fogem de conflitos ou perseguições.

Muitas atividades realizadas no Dia Mundial do Refugiado criam oportunidades para apoiar os refugiados.

bpe2.png

E que relação tem o BpE com isto?

O projeto Becoming part of Europe assume que a inclusão social de todos os jovens, incluindo aqueles oriundos de contexto migrante, é um objetivo-chave da Estratégia da EU para a Juventude. O trabalho juvenil e a aprendizagem não formal podem contribuir para um diálogo intercultural estimulante e para a edificação de uma compreensão mútua entre jovens de várias origens.

O projeto Bpe, financiado ao abrigo do Erasmus+ Ação-chave 3, e de que a Agência Nacional Erasmus+ é parceira, pretendeu desenvolver e partilhar metodologias de educação não formal e novas práticas de inclusão através do trabalho juvenil, com vista a promover a integração e a inclusão social de jovens refugiados, requerentes de asilo e migrantes (JMRR) e fomentar a compreensão, respeito e tolerância entre as pessoas.

No âmbito do projeto, tendo por base a experiência dos participantes e das partes interessadas envolvidas, foi elaborado um conjunto de recomendações para melhorar as políticas relacionadas com a inclusão dos JMRR, bem como para proporcionar um maior reconhecimento do papel da aprendizagem informal e não formal no trabalho juvenil.

Podes aceder a um conjunto de documentos, resultados, propostas e boas práticas nos links abaixo:
 

BpE - Recomendações políticas           bpe - BOas práticas          bpe - investigação de nível europeu  

 

 

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.