icon-parcerias-estrategicas.png

Parcerias Estratégicas

Ação 2 - Parcerias Estratégicas nos domínios da juventude

As Parcerias estratégicas visam apoiar o desenvolvimento, a transferência e/ou a aplicação de práticas inovadoras, bem como a execução de iniciativas conjuntas de promoção da cooperação, da aprendizagem interpares e dos intercâmbios de experiências a nível europeu.

Descobre o que apoia

O que é?

As Parcerias Estratégicas são projetos que visam apoiar o desenvolvimento, a transferência e/ou a aplicação de práticas inovadoras, bem como a execução de iniciativas conjuntas de promoção da cooperação, da aprendizagem interpares e dos intercâmbios de experiências a nível europeu.

Que atividades apoia?

Parcerias Estratégicas de apoio à Inovação:

  • É esperado que os projetos desenvolvam resultados inovadores e/ ou promovam atividades intensivas de disseminação e exploração de novos ou existentes produtos ou de ideias inovadoras. Este tipo de projetos está aberto em todas as áreas da educação, formação e juventude.
    Parcerias Estratégicas de apoio ao intercâmbio de Boas Práticas:
  • O principal objetivo é permitir às organizações desenvolver e reforçar redes de trabalho, aumentar a sua capacidade para trabalhar a nível internacional, partilhar e confrontar ideias, práticas e métodos.

Quais os prazos de candidatura?

A cada ano existem 3 datas limite de candidaturas. No ano de 2019 são:

  • 05 de fevereiro;
  • 30 de abril;
  • 01 de outubro;

NOTA IMPORTANTE
As candidaturas devem ser submetidas até às 12h00 (hora de Bruxelas).

Quais as prioridades específicas?

  • Promover trabalho juvenil de alta qualidade, em projeto que:
    • Promovam a inclusão e a empregabilidade de jovens com menos oportunidades (incluindo NEETs);
    • Promover o diálogo intercultural e reforçar o conhecimento e aceitação da diversidade na sociedade;
    • (…)
  • Promover o empoderamento, abri-lo à Cooperação intersetorial, permitindo grande permeabilidade entre todas as áreas e ações que dizem respeito aos jovens, com especial relevância para o acesso aos direitos, autonomia, participação – incluindo e-participação – e cidadania ativa dos jovens em especial dos que estão em risco de exclusão.
  • Promover o empreendedorismo social e educacional entre os jovens.

O que preciso preencher? De que forma?

 

Sistema de registo das Organizações:

Sistema de Registo de Organizações permite que as organizações que pretendem participar em ações descentralizadas (submetidas às Agências Nacionais) do Programa Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade se registem e obtenham um identificador único, o OID (Organisation ID), que é indispensável à candidatura às Ações geridas pelas Agências Nacionais. 
Os candidatos que tenham já um PIC e tenham anteriormente participado em candidaturas ao Erasmus+ ou ao Corpo Europeu de Solidariedade através da candidatura a projetos às Agências Nacionais não necessitam de se inscrever, uma vez que o PIC é automaticamente convertido no OID e será utilizado com o mesmo endereço de email associado ao EU Login. 

Todas as organizações envolvidas na candidatura terão de estar registadas e fornecer os seus dados jurídicos e financeiros básicos no Portal de registo das organizações do Programa Erasmus + e do Corpo Europeu de Solidariedade, caso ainda não tenha sido feito. Para isso, deves:

Criar uma conta UE Login (salvo se o representante da organização/grupo já tiver uma) e aceder ao Portal de registo. Aí, registas-te em nome da organização/grupo. 

O Portal de Registo disponibiliza orientação e respostas a perguntas frequentes. 

A organização/grupo só precisa de se registar uma vez. Logo que o registo e tiver sido concluído, a organização/grupo receberá um ID da organização (OID). O OID, que é um identificador único e necessário para a apresentação de candidaturas, permite à organização/grupo Erasmus+ a preencher os formulários eletrónicos de candidatura de um modo mais simples (ou seja, ao inserir o número do OID no formulário, todas as informações fornecidas pela organização/grupo em fase de registo serão automaticamente inscritas no formulário).

Onde posso encontrar mais informação e parceiros para os meus projetos?

Podes aceder a diversos links com informação suplementar que ajudarão na construção do projeto:

  • A ferramenta de pesquisa de parceiros, Otlas.
  • Centro de recursos e formações internacionais no ERASMUS + Juventude em Ação, SALTO.
  • Oportunidades Internacionais e informação aos jovens, Portal Europeu de Juventude.
  • Calculador de distâncias para Projetos Erasmus+.

Pergunta Aqui

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.