Se a pandemia nos retirou a possibilidade de nos juntarmos fisicamente para partilhar e aprender, construir e redefinir futuros, a tecnologia oferece-nos oportunidades para que o façamos com a esperança de continuar a transformar as dificuldades em oportunidades.
É neste contexto que, no sofá ou noutro espaço qualquer, a Agência Erasmus+ Juventude em Ação lança o desafio de nos desinstalarmos e procurarmos novas abordagens para temas relevantes do nosso quotidiano.
Em DEZEMBRO temos 2 novos - SOFA - para ti:
2 de Dezembro | Especial Dia Internacional do Voluntário | - Voluntariado e Aprendizagem;
9 de Dezembro - Saúde Mental e Emocional.
A cada quarta-feira, sempre no mesmo horário - 17h00 - 19h00 (hora de Lisboa) - todos os inscritos em cada uma das sessões terão a oportunidade de trabalhar o tema com facilitadores experientes e tópicos atuais e interessantes.
Mas não queremos apenas que participes nas sessões. 24 horas depois de cada sessão terás a oportunidade de participar num espaço dedicado para tirar dúvidas, apresentar pontos de vista e, de forma acompanhada, aprofundar e adaptar à tua realidade todo o conhecimento transmitido e todas as competências trabalhadas em cada sessão.
Após cada atividade poderás solicitar à Agência Nacional o certificado de participação respetivo.
Estes espaços são vocacionados para animadores de juventude e outros profissionais ou voluntários com responsabilidades de animação e dinamização de projetos, iniciativas e atividades com jovens.
Para poderes participar, basta que te inscrevas no link dedicado de cada sessão, que podes encontrar abaixo, e se tiveres dúvidas escreve-nos para [email protected].
![]() 02/Dezembro: 17h00 - 19h00Voluntariado e Aprendizagem:um especial de comemoração do Dia Internacional do Voluntário Como apoiar o percurso de aprendizagem de voluntários no Corpo Europeu de Solidariedade (CES) : Inclui as várias fases do projeto; como estabelecer objetivos de aprendizagem; métodos para reflexão; métodos para documentação das aprendizagens; youthpass. |
![]() 09/Dezembro: 17h00 - 19h00Saúde mental e emocional
Cada vez é mais visível o efeito do stress e das dificuldades da vida, especialmente com a atual pandemia. Nesta sessão exploraremos técnicas para gestão emocional e mental, tanto para técnicos da juventude como para os jovens. Falaremos de Inteligência Emocional e da sua importância, e exploraremos técnicas e ferramentas para manter uma boa saúde mental. |
Sessão #5 - Ferramentas para Trabalho Juvenil Online: 4 de Novembro
Sessão #6 - Ferramentas Multimédia Aplicadas ao Trabalho Juvenil: 11 de Novembro
Sessão #7 - Desenho de Experiências de Aprendizagem: 18 de Novembro
Sessão #8 - Criação e Construção de Jogos Educativos: 25 de Novembro
![]() 04/Novembro: 17h00 - 19h00Ferramentas para Trabalho Juvenil Online:As competências digitais são extremamente importantes, especialmente agora que os contactos presenciais com jovens estão limitados. Nesta sessão vamos explorar ferramentas digitais gratuitas e/ou com versões profissionais para organizações sem fins lucrativos. As ferramentas que vamos explorar são direcionadas para comunicação, gestão, conteúdo, entre outras coisas.
|
![]() 11/Novembro: 17h00 - 19h00Ferramentas Multimédia Aplicadas ao Trabalho JuvenilO conteúdo que os jovens procuram é cada vez mais de carater instantâneo e diversificado. Ler um texto não é suficiente para estimular a aprendizagem e como tal é necessário usar outras ferramentas para os cativar. Vamos explorar ferramentas para partilhar conteúdos (blogues, vídeos, redes sociais, etc) e entender que ferramentas existem disponíveis para criação de conteúdos educativos. |
![]() 18/Novembro: 17h00 - 19h00Desenho de Experiências de AprendizagemComo desenvolver atividades criativas e imersivas para jovens? Como utilizar o Learning Experience Design Canvas? Como criar ou transformar espaços de aprendizagem? Nesta sessão vamos falar de tudo isto e da interação entre a Tecnologia e a Arte nas atividades com jovens. |
![]() 25/Novembro: 17h00 - 19h00Criação e Construção de Jogos EducativosAprendizagem através dos jogos (Game-Based Learning). Iremos partilhar informação útil sobre gamificação, e utilização criativa de jogos para uma aprendizagem mais rápida e divertida, bem como técnicas simples de criação de jogos e de como usar de forma educativa jogos de tabuleiro que já existem. |
No mês de outubro de 2020 aconteceram 4 SOFA's:Sessão #1 - Criatividade e inovação aplicada ao trabalho com jovens – 07 de Outubro Sessão #2 - Métodos criativos para envolvimento de jovens em projetos E+ e ESC - 14 de Outubro Sessão #3 - Processos criativos para técnicos na área da juventude e para equipas- 21 de Outubro Sessão #4 - Inovação organizacional para organizações ativas na área da juventude - 28 de Outubro |
![]() 07/Outubro: 17h00 - 19h00Criatividade e inovação aplicada ao trabalho com jovensO que é a criatividade e o processo criativo; Ser capaz de inovar vs ter atitude de inovar; Novas necessidades em tempos de covid na área da juventude; Partilha de boas práticas de inovação no trabalho com jovens; Aplicação dos conceitos trabalhados ao contexto profissional de cada um. |
![]() 14/Outubro: 17h00 - 19h00Métodos criativos para envolvimento de jovens em projetos E+ e ESCO que são métodos criativos; Participação juvenil na prática; O trabalho com jovens e o marketing social; Partilha de ideias para processos de envolvimento real dos jovens nos projetos E+ e ESC; Aplicação dos conceitos trabalhados ao contexto profissional de cada um. |
![]() 21/Outubro: 17h00 - 19h00Processos criativos para técnicos na área da juventude e para equipasO processo criativo nas equipas de trabalho; Métodos práticos para ideação e desbloqueio de processos;
Análise de study cases; Aplicação dos conceitos trabalhados ao contexto profissional de cada um. |
![]() 28/Outubro: 17h00 - 19h00Inovação organizacional para organizações ativas na área da JuventudeO que é a inovação organizacional e que desafios encontramos nas organizações de hoje; Como criar uma cultura de inovação; A importância de testar (e errar) nos processos de inovação; Como capacitar as organizações para a inovação; Aplicação dos conceitos trabalhados ao contexto profissional de cada um. |