SOFA - Sessões On-line de Formação Ativa.

 

Se a pandemia nos retirou a possibilidade de nos juntarmos fisicamente para partilhar e aprender, construir e redefinir futuros, a tecnologia oferece-nos oportunidades para que o façamos com a esperança de continuar a transformar as dificuldades em oportunidades.

É neste contexto que, no sofá ou noutro espaço qualquer, a Agência Erasmus+ Juventude em Ação lança o desafio de nos desinstalarmos e procurarmos novas abordagens para temas relevantes do nosso quotidiano.

 

Depois do sucesso das edições do nosso SOFA em 2020, 2021 traz uma nova abordagem com o mesmo conceito:

Uma vez por mês, na última quarta-feira, entre as 16 e as 18h00 (hora de Portugal continental), o SOFA volta com novos temas de trabalho.

Reserva já na tua agenda: 24 fevereiro, 31 de março, 28 de abril, 26 de maio e 30 de junho.

Mas não queremos apenas que participes nas sessões.

24 horas depois de cada sessão terás a oportunidade de participar num espaço dedicado para tirar dúvidas, apresentar pontos de vista e, de forma acompanhada, aprofundar e adaptar à tua realidade todo o conhecimento transmitido e todas as competências trabalhadas em cada sessão. 
Após cada atividade poderás solicitar à Agência Nacional o certificado de participação respetivo.

Estes espaços são vocacionados para animadores de juventude e outros profissionais ou voluntários com responsabilidades de animação e dinamização de projetos, iniciativas e atividades com jovens.

Para poderes participar, basta que te inscrevas no link dedicado de cada sessão, que podes encontrar abaixo, e se tiveres dúvidas escreve-nos para [email protected].

Queres participar no próximo?

 

 

31 de março: 16h00-18h00

sofa-ods-face-imagem-perfil-copy.jpg

A agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável: ODS - um caminho de ação

Se queres aprofundar o teu conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e saber como os podes integrar no teu dia-a-dia de trabalho com/para jovens, então esta sessão é para ti!

Vamos ter a oportunidade de conhecer a Agenda 2030 das Nações Unidas, onde foram estabelecidos os 17 ODS, e de explorar ações práticas possíveis de realizar em torno da mesma. E vamos dar-te as ferramentas necessárias para criar uma estratégia abrangente que integre um compromisso para o cumprimento dos ODS nos diferentes espaços ligados à juventude e às organizações.

Contamos contigo e com o teu contributo para deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste?

Inscreve-te aqui

Se tens dúvidas? Escreve-nos para [email protected] 

 

 

24 de fevereiro - 16-18h00

sofa-das-fev-face-imagem-perfil-copy.jpg

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia: Prioridades para a Juventude

Se queres conhecer melhor quais são as prioridades  da presidência portuguesa para a Juventude, este é o momento certo!

Vamos abordar as ações desta Presidência diretamente relacionadas com a área da Juventude, conhecer atores relacionados com a preparação da agenda e abordar o foco técnico das políticas de Juventude em discussão neste 8º Ciclo de Diálogo Jovem e na Presidência Portuguesa em particular.

Faremos uma breve apresentação destas políticas e apresentaremos ferramentas criativas que podem ser úteis no sentido de absorver conhecimento importante, que possas transferir para o teu trabalho e para a tua organização, no trabalho com e para Jovens.

tens dúvidas? Escreve-nos para [email protected] 

 

 

SOFA's anteriores:

sofa-das-2dez-fb-post-copy.jpg

02/Dezembro: 17h00 - 19h00

Voluntariado e Aprendizagem:

um especial de comemoração do Dia Internacional do Voluntário

Como apoiar o percurso de aprendizagem de voluntários no Corpo Europeu de Solidariedade (CES) :

Inclui as várias fases do projeto; como estabelecer objetivos de aprendizagem; métodos para reflexão; métodos para documentação das aprendizagens; youthpass. 

sofa-das-9dez-fb-post-copy-2.jpg

09/Dezembro: 17h00 - 19h00

Saúde mental e emocional

 

Cada vez é mais visível o efeito do stress e das dificuldades da vida, especialmente com a atual pandemia.

Nesta sessão exploraremos técnicas para gestão emocional e mental, tanto para técnicos da juventude como para os jovens.  Falaremos de Inteligência Emocional e da sua importância, e exploraremos técnicas e ferramentas para manter uma boa saúde mental.

sofa2.jpg

04/Novembro: 17h00 - 19h00

Ferramentas para Trabalho Juvenil Online:

As competências digitais são extremamente importantes, especialmente agora que os contactos presenciais com jovens estão limitados. Nesta sessão vamos explorar ferramentas digitais gratuitas e/ou com versões profissionais para organizações sem fins lucrativos. As ferramentas que vamos explorar são direcionadas para comunicação, gestão, conteúdo, entre outras coisas. 

 

sofa2.jpg

11/Novembro: 17h00 - 19h00

Ferramentas Multimédia Aplicadas ao Trabalho Juvenil

O conteúdo que os jovens procuram é cada vez mais de carater instantâneo e diversificado. Ler um texto não é suficiente para estimular a aprendizagem e como tal é necessário usar outras ferramentas para os cativar. Vamos explorar ferramentas para partilhar conteúdos (blogues, vídeos, redes sociais, etc) e entender que ferramentas existem disponíveis para criação de conteúdos educativos.

sofa2.jpg

18/Novembro: 17h00 - 19h00

Desenho de Experiências de Aprendizagem

Como desenvolver atividades criativas e imersivas para jovens? Como utilizar o Learning Experience Design Canvas?

Como criar ou transformar espaços de aprendizagem? Nesta sessão vamos falar de tudo isto e da interação entre a Tecnologia e a Arte nas atividades com jovens.

sofa2.jpg

25/Novembro: 17h00 - 19h00

Criação e Construção de Jogos Educativos

Aprendizagem através dos jogos (Game-Based Learning).

Iremos partilhar informação útil sobre gamificação, e utilização criativa de jogos para uma aprendizagem mais rápida e divertida, bem como técnicas simples de criação de jogos e de como usar de forma educativa jogos de tabuleiro que já existem.

 

No mês de outubro de 2020 aconteceram 4 SOFA's:

Sessão #1 - Criatividade e inovação aplicada ao trabalho com jovens – 07 de Outubro

Sessão #2 - Métodos criativos para envolvimento de jovens em projetos E+ e ESC - 14 de Outubro

Sessão #3 - Processos criativos para técnicos na área da juventude e para equipas- 21 de Outubro

Sessão #4 - Inovação organizacional para organizações ativas na área da juventude - 28 de Outubro

sofa-das-5-27.jpg

 07/Outubro: 17h00 - 19h00

Criatividade e inovação aplicada ao trabalho com jovens

O que é a criatividade e o processo criativo; Ser capaz de inovar vs ter atitude de inovar; Novas necessidades em tempos de covid na área da juventude; Partilha de boas práticas de inovação no trabalho com jovens; Aplicação dos conceitos trabalhados ao contexto profissional de cada um.

sofa-das-5-28.jpg

14/Outubro: 17h00 - 19h00

Métodos criativos para envolvimento de jovens em projetos E+ e ESC

O que são métodos criativos; Participação juvenil na prática; O trabalho com jovens e o marketing social; Partilha de ideias para processos de envolvimento real dos jovens nos projetos E+ e ESC; Aplicação dos conceitos trabalhados ao contexto profissional de cada um.

sofa-das-5-29 (1).jpg

21/Outubro: 17h00 - 19h00

Processos criativos para técnicos na área da juventude e para equipas

O processo criativo nas equipas de trabalho; Métodos práticos para ideação e desbloqueio de processos;

 

Análise de study cases; Aplicação dos conceitos trabalhados ao contexto profissional de cada um.

sofa-das-5-30.jpg

28/Outubro: 17h00 - 19h00

Inovação organizacional para organizações ativas na área da Juventude

O que é a inovação organizacional e que desafios encontramos nas organizações de hoje; Como criar uma cultura de inovação; A importância de testar (e errar) nos processos de inovação; Como capacitar as organizações para a inovação; Aplicação dos conceitos trabalhados ao contexto profissional de cada um.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.