04-11-2025

Anualmente, no âmbito do Programa Erasmus+, a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade reconhece as organizações que se destacam pelo seu contributo para os objetivos deste programa europeu.
Os Prémios Boas Práticas Erasmus+ celebram as iniciativas mais inspiradoras desenvolvidas nas Ações-Chave 1 e 2, que promovem mudanças positivas, fortalecem a cooperação europeia e destacam práticas de excelência nos domínios da juventude e do desporto.
Este reconhecimento valoriza as entidades que contribuem ativamente para as prioridades do programa, nomeadamente a inclusão e diversidade, a transformação digital, a proteção do ambiente, o desenvolvimento sustentável e a ação climática, e a participação na vida democrática.
Ao distinguir estas práticas exemplares, os prémios pretendem estimular a inovação social, reforçar a cidadania ativa e europeia e dar visibilidade ao impacto positivo dos projetos Erasmus+ em Portugal.
As candidaturas estão abertas para cinco prémios, nas seguintes ações:
As candidaturas estão abertas para quatro prémios, nas seguintes ações:
As entidades interessadas devem submeter a sua candidatura através do formulário disponibilizado pela Agência Nacional, apresentando um projeto ou atividade, que considerem representar uma boa prática alinhada com as prioridades do Programa Erasmus+.
A seleção dos projetos distinguidos será efetuada pela Agência Nacional, de acordo com os critérios estipulados em regulamento.
As candidaturas estão abertas até 19 de novembro de 2025 às 23h59.
Os projetos vencedores serão reconhecidos durante a III Gala de Prémios Boas Práticas Erasmus+ que irá decorrer a 10 de dezembro em Lisboa. .