Programa Erasmus+ 2021 – 2027

O futuro Começa aqui - está aberto o concurso para financiamento Erasmus+ 2026 

Com um orçamento de cerca de 5,2 mil milhões de euros para 2026, o Erasmus+ continua a apoiar projetos de mobilidade e cooperação transfronteiriças que ajudam as pessoas a desenvolver as competências de que necessitam para o futuro — desde competências básicas e digitais até competências ecológicas, cívicas e sociais. 

O que há de novo este ano?

Em 2026, o programa Erasmus+ introduzirá uma nova ação para apoiar mais parcerias e mobilidade no setor escolar.  
Esta iniciativa «Parcerias europeias para o desenvolvimento escolar» ajudará as organizações a testar e implementar métodos de ensino inovadores que promovam as competências básicas, apoiando os esforços da UE em matéria de envolvimento cívico, participação democrática e promoção de valores comuns.  
A ação está em consonância com a estratégia da União Europeia para o desenvolvimento de competências, que visa impulsionar o desenvolvimento de competências para o emprego e a aprendizagem ao longo da vida.  
O programa irá também testar bolsas Erasmus+ em domínios estratégicos, como as tecnologias limpas e as tecnologias digitais, a fim de atrair estudantes qualificados.  

Compromissos contínuos 

Embora o programa se adapte às mudanças sociais, alguns elementos permanecem inalterados: o Erasmus+ continua empenhado na inclusão das pessoas com menos oportunidades e no apoio aos estudantes ucranianos afetados pela guerra. 

Quem pode concorrer - e como?

As organizações que trabalham nas áreas da educação, formação, juventude ou desporto — incluindo escolas, universidades, prestadores de EFP, ONG e grupos de jovens — podem candidatar-se a financiamento Erasmus+. 
Os indivíduos, como estudantes, professores ou jovens, não se candidatam diretamente, mas podem participar através de organizações que recebem subvenções Erasmus+. 
Na maioria dos casos, as organizações apresentam a sua candidatura a uma agência nacional num dos países do programa Erasmus+ (conhecidos como Estados-Membros da UE ou países associados ao Erasmus+).  
Algumas ações centralizadas — como as parcerias Jean Monnet ou projetos de cooperação em grande escala — são geridas pela Agência Executiva Europeia para a Educação e a Cultura (EACEA). Nesses casos, as candidaturas são apresentadas à EACEA. 

Como concorrer como organização 

Como fazer parte como indivíduo

Prazos para apresentação das candidaturas à Agência Nacional em 2026

Nota: Todos os prazos para apresentação de candidaturas especificados abaixo estão fixados à hora de Bruxelas.

 

ACREDITAÇÃO ERASMUS NO DOMÍNIO DA JUVENTUDE em permanência (ou seja, em qualquer momento)

As acreditações Erasmus+ são uma ferramenta para as organizações que pretendam abrir as respetivas atividades ao intercâmbio e cooperação transfronteiriços e que planeiem realizar atividades regulares de mobilidade para fins de aprendizagem.

As candidaturas são apresentadas na Agência Nacional do país em que a organização candidata está estabelecida.

As organizações que queiram solicitar subvenções na primeira ronda devem candidatar-se à Acreditação Erasmus+ até 1 de outubro do ano anterior às 12h00.

 

  AÇÃO - CHAVE 1

     Prazos para apresentação das candidaturas

  • *Organizações Acreditadas: candidatura a subvenção
  • 12 de fevereiro até às 12:00H     

     _______     

  • Projetos de Mobilidade Para Jovens – «Intercâmbios De Jovens»
  • 12 de fevereiro até às 12:00H    
  • 1 de outubro até às 12:00H     
  • Projetos de Mobilidade Para Técnicos De Juventude
  • 12 de fevereiro até às 12:00H     
  • 1 de outubro até às 12:00H     
  • Atividades de Participação Juvenil
  • 12 de fevereiro até às 12:00H     
  • 1 de outubro até às 12:00H     
  • Projetos de Mobilidade Para Jovens – «Ação De Inclusão DiscoverEU»
  • 12 de fevereiro até às 12:00H     

     _______     

  • Mobilidade de Pessoal No Domínio Do Desporto
  • 12 de fevereiro até às 12:00H     
  • 1 de outubro até às 12:00H     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* As organizações acreditadas na área da juventude não podem concorrer a projetos pontuais de intercâmbio e mobilidade de técnicos fora do esquema da acreditação.

 

  AÇÃO - CHAVE 2

     Prazos para apresentação das candidaturas

  • Parcerias de cooperação no domínio da juventude, com exceção das apresentadas por ONG europeias
  • 5 de março até às 12:00H          

______

  • Parcerias de pequena dimensão no domínio da juventude
  • 5 de março até às 12:00H    
  • 1 de outubro até às 12:00H     


 

 

 

 

 


Prazos para apresentação das candidaturas à Agência de Execução, no domínio da juventude e do desporto em 2025

AÇÃO CHAVE 2

  • Parcerias de cooperação nos domínios da juventude, apresentadas por ONG europeias, ou do desporto | 5 de março até às 17:00H
  • Parcerias de pequena dimensão no domínio do desporto | 5 de março até às 17:00H

 

Guia oficial e documentos de apoio:

eueu.png

Guia oficial do Programa para 2026

Ver mais
projetos-de-voluntariado-erasmus+_2018

Documentos de apoio

Podes encontrar aqui os diversos documentos de apoio à construção de candidaturas

Ver mais
forms.png

Formulários de candidatura

Ver mais
eu-login.png

Applicant Guides - Submission phase

Esta página descreve o processo para potenciais candidatos se inscreverem para um financiamento da UE no âmbito do programa Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade.

Ver mais
 
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.