Últimas Notícias

Fique a par de todas as novidades!

Como podemos ajudar?

Consulte as respostas às perguntas mais frequentes

Qualquer tipo de atividades menos as não elegíveis identificadas no guia do programa.

Parcerias estratégicas no âmbito da Juventude:

1-Atividades de cooperação na animação de juventude para o desenvolvimento, teste, adaptação e/ou aplicação de práticas inovadoras de animação de juventude. Estas atividades podem abranger:

métodos, ferramentas e materiais destinados a fomentar as competências essenciais e aptidões básicas dos jovens, assim como as competências linguísticas e de TIC;
métodos, ferramentas e materiais para a profissionalização e o desenvolvimento profissional dos animadores de juventude (p. ex., programas curriculares, módulos de formação, recursos materiais, melhores práticas, instrumentos de validação, etc.);
novas formas de disponibilização de animação de juventude e de ministração de formação e apoio, designadamente o uso estratégico de aprendizagem aberta e flexível, mobilidade virtual, recursos educativos abertos e melhor aproveitamento do potencial das TIC;
programas e ferramentas de animação de juventude destinados a combater a exclusão social e o abandono escolar precoce;
cooperação e criação de redes estratégicas entre as organizações de jovens e/ou com organizações nos domínios da educação e da formação, assim como no mercado de trabalho;
cooperação estratégica com as autoridades públicas locais/regionais;

2-Reconhecimento e certificação de capacidades e competências a nível nacional por meio da respetiva referenciação para os quadros de qualificações europeus e nacionais de qualificações e da utilização de instrumentos de validação da UE.

3-Iniciativas transnacionais para a juventude: atividades de cooperação, que fomentem o compromisso social e o espírito de empreendedorismo, executadas conjuntamente por dois ou mais grupos de jovens de diferentes países.

Podem ser reembolsadas as despesas de viagem que não foram cobertas por outros meios (e.g., seguro, agência de viagens, companhia aérea, outras fontes de financiamento). Esta situação terá de ser devidamente descrita em relatório final acompanhada da respetiva fatura e comprovativos que demonstrem que foi solicitado o reembolso das despesas em questão e que as mesmas não foram reembolsadas ou reembolsadas parcialmente.

Tens de te registar na base de dados do Corpo Europeu de Solidariedade, poderás encontrar informação aqui https://www.europasolidaria.pt/pt/pages/como-fazer-parte . Ao te registares, deves informar os teus dados pessoais, que tipo de projeto tens interesse e com quais experiências e conhecimentos podes contribuir. Em seguida, é pedido que dês informações mais detalhadas, incluindo quais as datas em que pretende participar no projeto. Podes atualizar as tuas informações a qualquer momento, entrando na tua conta.

 As organizações aprovadas para executar projetos dentro do Corpo Europeu de Solidariedade terão acesso às tuas informações quando estiverem à procura de participantes para os seus projetos. Se uma organização entrar em contato contigo e lhe oferecer uma oportunidade de participar em um projeto, cabe-te inteiramente a ti decidir se desejas participar ou não. Se decidires que não desejas participar de nenhum projeto, podes fazer login na tua conta a qualquer momento e ocultar temporariamente teu perfil ou excluir completamente tua conta. Também pode optar por não receber mais e-mails e outras mensagens.

O Guia do Programa define necessidades especiais como uma deficiência que pode incluir deficiências mentais, físicas, sensoriais e outras. Uma pessoa com necessidades especiais é um possível participante cuja situação física, mental ou relacionada com a saúde poderia condicionar a sua participação no Programa. Para evitar essa situação o Programa prevê um tipo de apoio extra para estes participantes com necessidades especiais. Poderá saber mais informações no Guia do Programa.

As alterações podem ocorrer em todos os tipos de projetos. No entanto todas as alterações devem ser comunicadas previamente à Agência Nacional, pois algumas delas carecem de autorização prévia do Diretor da Agência Nacional.

Eurodesk

Clica para saber mais desta associação

Saber mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.