9c4e36dc1693aecce96b26453ccd30520de19762.png

 

 

Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, apresentou no dia 25 de março de 2021, em conferência de imprensa, o novo Programa Erasmus+ 2021|27.

A 24 de novembro de 2021, foi lançada a chamada para candidaturas, guia oficial e restante documentação relativa ao ano de 2022. 

Desde Bruxelas, a Comissária Europeia deu nota das principais novidades do Programa, realçando as prioridades na inclusão e diversidade, o compromisso na transformação digital, na sustentabilidade e na luta contra as alterações climáticas e o foco na participação dos cidadãos na vida democrática.

Estão, assim, disponíveis os recursos e ferramentas para que os beneficiários possam iniciar o seu processo para candidatar projetos às Agências Nacionais ou à Agência Executiva, dependendo do tipo de projeto que submetem, para o ano de 2022:

 

Orçamento total e duração dos projetos:

Para 2022, o Programa tem uma dotação total estimada de quase 3,9 mil milhões de EUR.

 

As principais novidades introduzidas nos convites à apresentação de candidaturas lançados hoje são:

Projetos orientados para o futuro: novos projetos de grande escala que apoiarão uma educação digital inclusiva e de elevada qualidade e a adaptação dos sistemas de educação e formação à transição ecológica. Estes projetos ambiciosos beneficiarão de um orçamento reforçado e terão uma duração mínima de três anos. Procuram envolver uma combinação de organizações públicas e privadas. O objetivo geral é alcançar resultados inovadores com impacto na educação à escala europeia.


Mais intercâmbios com países terceiros: graças aos fundos dos instrumentos externos da UE, os países terceiros terão a possibilidade de participar em projetos e intercâmbios específicos, principalmente nos domínios do ensino e formação profissionais e do desporto.


Uma iniciativa DiscoverEU mais inclusiva: a iniciativa DiscoverEU oferece aos jovens de 18 anos a possibilidade de viajar pela Europa. Todos os anos realizam-se duas fases de candidaturas para distribuir passes de viagem gratuitos. A partir de 2022, serão organizadas fases específicas para as organizações, a fim de ajudar ainda mais jovens com menos oportunidades a participar na DiscoverEU. As organizações beneficiarão de apoio e financiamento mais específicos.

 

Prazos para apresentação das candidaturas:

Todos os prazos para apresentação de candidaturas especificados abaixo são fixados à hora de Bruxelas.

 

Candidaturas à Agência Nacional

Ação-chave 1:

- Acreditações Erasmus na área da Juventude: 19 de outubro até às  12:00 

- Mobilidade de indivíduos no domínio da juventude: 23 de fevereiro e 04 de outubro até às 12:00

(Intercâmbios de jovens, mobilidade de técnicos de juventude e projetos de participação juvenil)

- Ação de Inclusão no âmbito do DiscoverEU: 04 de outubro até às 12:00

 

Ação-chave 2:

- Parcerias de cooperação nos domínios da educação, da formação e da juventude, com exceção das apresentadas por ONG europeias:  23 de março até às 12:00

- Parcerias de cooperação no domínio da juventude: 04 de outubro até às 12:00

- Parcerias de pequena dimensão nos domínios da educação, da formação e da juventude: 23 de março e 04 de outubro até às 12:00

 

 

Candidaturas à Agência de Execução, em Bruxelas:

 

Ação-chave 2:

- Parcerias de cooperação nos domínios da educação, da formação e da juventude apresentadas por ONG europeias: 23 de março até às 17:00 

- Parcerias de cooperação no domínio do Desporto:  23 de março até às 17:00 

- Reforço de capacidades no domínio da juventude: 07 de abril até às 17:00 

- Intercâmbios virtuais no âmbito da juventude: 20 de setembro até às 17:00

- Parcerias de pequena dimensão no domínio do Desporto:  23 de março até às 17:00 

- Reforço de capacidades no domínio do Desporto: 07 de abril até às 17:00 

- Eventos desportivos sem fins lucrativos: 23 de março até às 17:00 

 

Ação-chave 3:

Juventude Europeia Unida - 22 de março às 17:00 

 

Estão disponiveis as apresentações de todas as sessões de capacitação e informação realizadas nos dias 15 e 16 de abril de 2021 AQUI

 

Guia oficial e documentos de apoio:

eueu.png

Guia oficial do Programa para 2022

Podes consultar aqui o guia oficial do programa:

Ver mais
projetos-de-voluntariado-erasmus+_2018

Documentos de apoio

Podes encontrar aqui os diversos documentos de apoio à construção de candidaturas

Ver mais
forms.png

Formulários de candidatura

Ver mais
eu-login.png

Applicant Guides - Submission phase

Esta página descreve o processo para potenciais candidatos se inscreverem para um financiamento da UE no âmbito do programa Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade.

Ver mais
 
 
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.