Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, apresentou no dia 25 de março de 2021, em conferência de imprensa, o novo Programa Erasmus+ 2021|27.
A 24 de novembro de 2021, foi lançada a chamada para candidaturas, guia oficial e restante documentação relativa ao ano de 2022.
Desde Bruxelas, a Comissária Europeia deu nota das principais novidades do Programa, realçando as prioridades na inclusão e diversidade, o compromisso na transformação digital, na sustentabilidade e na luta contra as alterações climáticas e o foco na participação dos cidadãos na vida democrática.
Estão, assim, disponíveis os recursos e ferramentas para que os beneficiários possam iniciar o seu processo para candidatar projetos às Agências Nacionais ou à Agência Executiva, dependendo do tipo de projeto que submetem, para o ano de 2022:
Para 2022, o Programa tem uma dotação total estimada de quase 3,9 mil milhões de EUR.
As principais novidades introduzidas nos convites à apresentação de candidaturas lançados hoje são:
Projetos orientados para o futuro: novos projetos de grande escala que apoiarão uma educação digital inclusiva e de elevada qualidade e a adaptação dos sistemas de educação e formação à transição ecológica. Estes projetos ambiciosos beneficiarão de um orçamento reforçado e terão uma duração mínima de três anos. Procuram envolver uma combinação de organizações públicas e privadas. O objetivo geral é alcançar resultados inovadores com impacto na educação à escala europeia.
Mais intercâmbios com países terceiros: graças aos fundos dos instrumentos externos da UE, os países terceiros terão a possibilidade de participar em projetos e intercâmbios específicos, principalmente nos domínios do ensino e formação profissionais e do desporto.
Uma iniciativa DiscoverEU mais inclusiva: a iniciativa DiscoverEU oferece aos jovens de 18 anos a possibilidade de viajar pela Europa. Todos os anos realizam-se duas fases de candidaturas para distribuir passes de viagem gratuitos. A partir de 2022, serão organizadas fases específicas para as organizações, a fim de ajudar ainda mais jovens com menos oportunidades a participar na DiscoverEU. As organizações beneficiarão de apoio e financiamento mais específicos.
Todos os prazos para apresentação de candidaturas especificados abaixo são fixados à hora de Bruxelas.
Ação-chave 1:
- Acreditações Erasmus na área da Juventude: 19 de outubro até às 12:00
- Mobilidade de indivíduos no domínio da juventude: 23 de fevereiro e 04 de outubro até às 12:00
(Intercâmbios de jovens, mobilidade de técnicos de juventude e projetos de participação juvenil)
- Round adicioanal de apoio à Ucrânia (Atividades de Participação Juvenil): 4 de maio até às 12:00
- Ação de Inclusão no âmbito do DiscoverEU: 04 de outubro até às 12:00
Ação-chave 2:
- Parcerias de cooperação nos domínios da educação, da formação e da juventude, com exceção das apresentadas por ONG europeias: 23 de março até às 12:00
- Parcerias de cooperação no domínio da juventude: 04 de outubro até às 12:00
- Parcerias de pequena dimensão nos domínios da educação, da formação e da juventude: 23 de março e 04 de outubro até às 12:00
Ação-chave 2:
- Parcerias de cooperação nos domínios da educação, da formação e da juventude apresentadas por ONG europeias: 23 de março até às 17:00
- Parcerias de cooperação no domínio do Desporto: 23 de março até às 17:00
- Reforço de capacidades no domínio da juventude: 07 de abril até às 17:00
- Intercâmbios virtuais no âmbito da juventude: 20 de setembro até às 17:00
- Parcerias de pequena dimensão no domínio do Desporto: 23 de março até às 17:00
- Reforço de capacidades no domínio do Desporto: 07 de abril até às 17:00
- Eventos desportivos sem fins lucrativos: 23 de março até às 17:00
Ação-chave 3:
Juventude Europeia Unida - 22 de março às 17:00
Estão disponiveis as apresentações de todas as sessões de capacitação e informação realizadas nos dias 15 e 16 de abril de 2021 AQUI
Guia oficial e documentos de apoio: |