Nova Ação Erasmus+ gerida pela Agência Nacional na área do Desporto

19-01-2023

ROUND DE CANDIDATURAS

23 DE FEVEREIRO 2023 | 12H00 (CET)

ERASMUS+ | MOBILIDADE DE TÉCNICOS NA ÁREA DO DESPORTO

 

O objetivo geral desta ação consiste em dar ao pessoal das organizações desportivas, principalmente no setor do desporto de base, a oportunidade de melhorarem as suas competências e qualificações e adquirirem novas aptidões através da mobilidade para fins de aprendizagem.

As organizações participantes devem promover ativamente a inclusão e a diversidade, a sustentabilidade ambiental, a educação digital e a participação ativa através das suas atividades, sensibilizando os seus participantes, partilhando boas práticas e escolhendo a conceção apropriada.

 

Quem se pode candidatar?

  • uma organização pública ou privada ativa no domínio do desporto e da atividade física e que organiza atividades desportivas e físicas a nível da base (por exemplo, uma organização sem fins lucrativos, uma autoridade pública local, um clube desportivo).
  • uma organização desportiva que não de base se a participação do seu pessoal beneficiar o desporto de base (por exemplo, uma organização internacional).

 

Participantes Elegíveis

  • Treinadores e outro pessoal desportivo de organizações desportivas a nível da base.
  • Pessoal do desporto que não de base, incluindo os que participam em carreiras duplas e não desportivas, quando a participação desse pessoal puder beneficiar o desporto de base.
  • Voluntários (que não treinadores) em organizações desportivas.

 

Atividade apoiadas

  • Acompanhamento no posto de trabalho e períodos de observação (2-14 dias)
  • Missões de orientação ou formação (15-60 dias)

 
O acompanhamento no posto de trabalho é quando os participantes podem passar um período (2-14 dias) numa organização de acolhimento noutro país, com o objetivo de aprender novas práticas e de desenvolver novas ideias através da observação e da interação com os seus pares, treinadores, voluntários ou outros membros do pessoal no seu trabalho quotidiano na organização de acolhimento.
 
Nas missões de orientação ou formação, os participantes podem passar um período (15-60 dias) a prestar orientação ou a ministrar formação numa organização de acolhimento noutro país, como forma de aprendizagem através da execução das suas tarefas e da troca de opiniões com os pares. Tal contribui para o reforço das capacidades das organizações locais comunitárias.

 

Definições

  • Desporto de base

Atividades físicas de lazer praticadas regularmente a nível não profissional por pessoas de todas as idades para fins de saúde, educativos ou sociais.

  • Pessoal desportivo

As pessoas que, mediante remuneração ou a título voluntário, estão envolvidas na instrução, na formação e na gestão de equipas desportivas ou de desportistas individuais

 

Links úteis 


Partilhar:

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.